(20/02/13)
Com maior exposição ao sol, água do mar, piscina e alteração da rotina nos dias meses de calor, os cabelos podem ficar com péssimo aspecto. Ale Karam, gestor do THIPPOS Ale Karam, explica as medidas adequadas e o porquê da perda de vitalidade dos fios.
“Cabelos de verão” é uma expressão já consagrada. Afinal, depois dos dias de exposição ao sol, mar ou piscina, o aspecto “palha” é uma das queixas mais frequentes entre as mulheres. Nesta época, problemas como pontas duplas, desidratação extrema, fios ásperos, embaraçados e volume indesejado surgem com maior intensidade.
Quando os cabelos apresentam esses sintomas, a maioria das pessoas sabe que precisa do auxílio de algum produto, explica Ale Karam, gestor do THIPPOS Ale Karam. Entretanto, reforça, as necessidades dos cabelos são diferentes ao longo do tempo e vairam de pessoa para pessoa.
“Existe uma confusão entre tratamento e hidratação. O tratamento é uma espécie de alimento para os fios e a hidratação é apenas um dos tipos de tratamento. A indicação depende de uma avaliação dos cabelos, em que analisamos as características dos fios, para saber quais são as carências daquele cabelo”, afirma.
Por essa mesma razão, diz Ale Karam, nem sempre os produtos de tratamento para aplicação em casa são suficientes para revitalizar ou manter os cabelos saudáveis. “Os produtos home care têm diferentes indicações e funcionam como complemento dos tratamentos aplicados no salão. Os profissionais são preparados para reconhecer os diferentes problemas, o que vai além das características mais evidentes, como coloração, espessura, se é crespo, liso ou ondulado, volume e frizz”, explica.
Tratamento da tesoura
As pontas dos fios são as que mais evidenciam os sinais de falta de nutrientes e por isso a tesoura é o plano A de muita gente, principalmente das mulheres. “Cortar é importante para retirar as partes que naturalmente são mais danificadas e, claro, o designer do corte. As pontas são formadas basicamente por camadas de cutículas e é mais difícil mantê-las nutridas. Mas muitos casos podem ser revertidos com tratamentos adequados, sem a necessidade de cortes radicais se esse não for o desejo da pessoa”, diz Ale Karam.
Receitas caseiras e produtos da moda
Ale Karam ressalta que a eficácia dos produtos está associada também à sua formulação. Isso porque não basta agir na superfície dos fios. “É como comparar maquiagem para disfarçar imperfeições da pele com tratamentos que removem acne, devolvem elasticidade etc”, analisa. Segundo ele, a indústria cosmética evoluiu muito e oferece excelentes opções de produtos com partículas menores, que conseguem penetrar em camadas mais profundas dos fios, regenerando-os desde o interior.
Já os produtos da moda frequentemente surgem de descobertas da indústria cosmética e se massificam. Porém, alerta, nem sempre são adequados para todos os tipos de fios. “Muita gente acaba comprando muitos produtos inadequados para ela. Além do desperdício de dinheiro, os resultados desejados não aparecem e isso nem sempre é culpa do produto”, diz.
Por que os cabelos ficam danificados?
Os cabelos estão constantemente expostos a diversos tipos de danos, que podem ser classificados em quatro categorias:
a) Ambientais: raios solares e poluição.
b) Mecânicos: secador, chapinha ou modeladores sem proteção térmica, fivelas, presilhas, escovas e pentes inadequados, modo de secar os cabelos com a toalha e por aí vai.
c) Químicos: shampoos agressivos (neutros), colorações, descolorações e alisamentos usados inadequadamente. Até a forma como a água onde você mora é tratada pode influenciar.
d) Psico-físicos: stress, alimentação inadequada, fumo e medicações.
Os sintomas aparentes são cabelos sem brilho ou balanço, toque áspero, embaraçam com facilidade, tornando-se indisciplinados e ressecados. “Isso acontece porque as cutículas dos fios ficam abertas”, explica Ale Karam. Ele alerta também que muitos casos significam desequilíbrio na saúde como um todo, sendo necessária a ajuda de profissionais da saúde.
