(06/07/13)
Movida é um movimento de moda que apoia o desenvolvimento de marcas e estilistas, através de diversas atividades. Além de mostrar as criações das marcas participantes ao longo do semestre, durante o Movida Creaciones será detalhado o projeto Movida Fashion – Feira de Moda e Empreendorismo.
Em atividades a todo vapor há mais de um semestre, a Movida vai realizar uma apresentação das criações das marcas participantes do movimento que visa ao desenvolvimento do mercado de moda no RS. Movida Creaciones acontece na terça-feira, 24/09, a partir das 19h, no Thippos.
Para apresentar as produções de Arguere, Camelbird, Dressper, Claudia Goulart e Villaget, serão produzidos editoriais ao vivo, exposição de peças além de exibição das atividades do semestre.
A Movida também reservou a data para detalhar a realização da primeira edição da Movida Fashion – Feira de Moda e Empreendorismo, que acontecerá no início de novembro. Trata-se do primeiro evento do gênero no Rio Grande do Sul, voltado para os novos estilistas e marcas, com foco na profissionalização, empreendedorismo e inovação do setor. Além de estandes para expositores, a programação inclui meetings, palestras, debates sobre o mercado de moda e produções de editoriais ao vivo.
Abaixo o que cada marca apresenta na Movida Creaciones
Dressper
A Riviera Francesa, que já foi por muitos tomada como inspiração, principalmente para criações fashionistas é a linha condutora para a coleção “A mode Riviera” ou “Ao modo Riviera” da Dressper. O mix de gravatas (entre elas as tradicionais e slim) brincam com as estamparias da marca de acessórios tailoring. E as combinações entre elas é o que chama atenção. Os listrados, referência direta sobre os guarda sois colocados na beira da praia da Riviera Francesa, os florais e os tradicionais xadrezes estão presentes.
Brilhos estão em alta. Por isso, a escolha de um básico com destaque para um micro fio prata, que dá um efeito diferenciado na gravata. A cartela de cores continua a investir fortemente do azul marinho, tendência verão 2013/14, mas agora vem combinada ao vermelho que serve como âncora para inserir o bege e o preto. O amarelo claro se mostra como uma prova do que promete entrar em voga no mundo fashion.
Combinações com branco e estampas sobre estampa são as principais dicas para acertar no look.
Villaget
Marca nascida em um projeto de capacitação profissional para jovens da Vila Getúlio Vargas, em Novo Hamburgo, a Villaget é hoje uma cooperativa que produz tênis e acessórios sportsware. Na Movida Creaciones, a marca eco social apresentará uma das novidades do semestre: a coleção em algodão orgânico, criada em parceria com a Justa Trama. Além disso, a Villaget apresentará também a linha de alpargatas (tanto em algodão orgânico quanto em lona reciclada).
A coleção segue a proposta da marca: design jovem e moderno. O algodão orgânico, além de ecologicamente correto, possui um tecido leve, fresco e natural, com a cara da primavera verão.
Arguere
A Arguere apresentará na Movida Creaciones a coleção Experimentos do Tempo, em que explora de forma experimental a técnica de estamparia sublimática. A coleção vem sendo trabalhada pela marca de roupas femininas ao longo do semestre e no evento mostrará ao público bolsas estampadas. Uma das novidades da Arguere são as bolsas elaboradas com neoprene e seguem as principais características da marca: são feitas a partir de estamparia autoral e são funcionais, ou seja, podem ser usadas de mais de uma maneira.
Foram desenvolvidos três modelos: mochila, bolsa saco e clutch. Além disso, a Arguere segue com a peça chave da coleção passada: leggings estampadas, acrescidas de algumas novas peças peças como blusas e macacão.
A estamparia, uma das características mais marcantes da Arguere, é produzida a partir de duas técnicas principais: a estamparia sublimática com base em processos manuais e a estamparia elaborada digitalmente. No processo de estamparia manual são produzidas matrizes com tinta sublimática: um pedaço de papel tratado manualmente que contém uma pintura.
Claudia Goulart
Recém chegada à Movida, as roupas Claudia Goulart surpreendem pela proposta de design voltada para a versatilidade. Uma calça pode ser também uma bolsa ou uma blusa – o que é também uma questão também de sustentabilidade e consumo consciente, explica a designer.
Claudia Goulart apresenta a coleção “A Estreia”, inspirada no Multipalco, o conceito da coleção, que se divide em dois atos – O Sonho de Eva: A Construção do Multipalco e A Cor. Ambos se evidenciam nas peças através da versatilidade, compondo looks que primam pela alternância de formas. A cor predominante da coleção é o cinza – condicionante primeiro do universo cosmopolita (a cidade, o concreto, a poluição; mas, também, a sobriedade, a elegância, a impessoalidade).
Camelbird
A Camelbird, que produz camisetas com estamparia e modelagem exclusivas, apresentará na Movida Creaciones as peças produzidas ao longo do semestre. Os artistas e sócios da marca, João Grando e Victor Mendes percebem a peça camiseta como uma tela em branco, a ser preenchida pela criatividade. As estampas são obras da dupla, além de fotografias de arquivo pessoal. O processo criativo é o mesmo de qualquer poeta ante uma folha em branco, ou de um pintor diante de uma tela em branco: o que se imprimirá ali é um acúmulo de experiências, ou uma adivinhação de futuro, ou a lembrança de um sonho fugidio, ou qualquer outra extensão de si ou da vida, explicam os estilistas.
Serviço:
O quê: Movida Creaciones – apresentação das criações das marcas participantes do movimento de moda – Movida.
Quando: 24/09/2013 – 19h
Onde: Thippos Leo Zamper (Otávio Corrêa, 84 – Cidade Baixa, Porto Alegre)
Quanto: Entrada franca
