Plataforma colaborativa fomenta a troca de dicas sobre animais de estimação

(08/10/14)

 Além de informações valiosas sobre cuidados com os pets e quizzes divertidos, ao interagir no Petiko usuários acumulam Petikets, a moeda virtual da plataforma, que podem ser trocados por prêmios.

site-logoPrevenção de doenças, comportamento e qualidade de vida… Essas são as preocupações de milhares de pessoas que consideram os animais de estimação um membro da família ou que se sensibilizam com a situação de abandono de milhares de animais. E tudo depende de acesso a informações e troca de experiências. Pensando nisso, quatro amigos, que se conheceram no curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de São Carlos, apaixonados por seus animais de estimação, lançaram em 2014 o Petiko.

A ideia surgiu de uma carência constatada: a falta de um ambiente próprio para tirar dúvidas e compartilhar informações relevantes sobre o tema. E a iniciativa deu certo. No final de 2013, o projeto ficou em primeiro lugar no “Tira do Papel”, um desafio de modelo de negócios realizado na UFSCar. E neste ano o Petiko foi uma das 300 startups do país escolhidas para se apresentar na Campus Party Brasil no Anhembi, em São Paulo.

No Brasil, a população de cães e gatos já chega aos 50 milhões, sendo considerada a segunda maior do mundo. Os números do mercado pet também crescem: conforme a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o faturamento do setor alcançou a marca de R$ 15,2 bilhões em 2013 – 7,3% a mais que 2012. Naturalmente, a demanda por consumo de informação aumenta, conforme explica Luciano, responsável pelo planejamento estratégico do Petiko:

“Nosso principal objetivo é proporcionar um espaço em que as pessoas possam entender de verdade as necessidades dos pets. De modo geral, todos sabemos da importância da vacinação, alimentação adequada e cuidados básicos. Porém, é a compreensão sobre comportamento e as características de cada espécie, que promovem um convívio harmonioso e saudável entre humanos e animais. Trata-se de qualidade de vida para o pets e, claro, para as pessoas que os adotam e se preocupam com o bem estar.”
Hoje, o Petiko conta com cerca de 2 mil usuários cadastrados e aproximadamente 24 mil acessos por mês. São quase 200 artigos de colaboradores convidados, entre eles veterinários, especialistas em comportamento e tutores experientes. O Petiko também já registra centenas de postagens criadas pelos próprios usuários. São dúvidas comuns do dia a dia para quem se preocupa com o bem estar dos animais.

Os conteúdos são agrupados conforme os assuntos, facilitando o acesso às informações, e são exibidos ao usuário conforme seu interesse – configuração feita no processo de cadastro.

Para incentivar a interação e tornar a plataforma mais divertida, o Petiko criou uma moeda virtual, o Petiket (Pk$). Na medida em que interage com outros usuários, compartilhando informações e pontuando nos quizzes, o usuário do Petiko acumula Pk$, que podem ser trocados por produtos e serviços para seus animais de estimação. Desde o lançamento, já foram resgatados prêmios em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Rio de Janeiro.

Evidentemente, o Petiko também pretende atacar um problema muito comum ainda hoje: abandono, maus tratos e os animais de rua. Para tanto, inicia nos próximos meses ações específicas sobre o tema, além de promover a conscientização sobre posse responsável. “Esperamos que o Petiko seja útil e relevante também para pessoas que se sensibilizam com a situação de milhares de animais que vivem em total abandono”, explica Luciano.

Outro objetivo do Petiko é aproximar empresas do segmento e seus clientes. As empresas podem cadastrar seus produtos/serviços ou descontos e os usuários se envolvem para resgatá-los, propiciando exposição da marca, aquisição e fidelização de clientes. Com isso, as empresas, além de se relacionarem com seu público, também podem obter dados sobre a aceitação de seus produtos e serviços.

Posted in Petiko, Releases.