Saiba quais são as indicações e modo de uso dos principais produtos para cabelos disponíveis no mercado

(15/07/13)

Especialista explica que muitas mulheres têm dúvidas sobre quais produtos são indispensáveis e o modo correto de usar cada um deles. Perguntas e respostas mais frequentes ajudam a evitar o desperdício em cosméticos para cabelos.

A indústria cosmética lança anualmente diversas novidades, de olho num mercado que, somente no Brasil, fechou 2012 com expectativa de consumo na casa dos R$ 36 bilhões (15% a mais que o ano de 2011), segundo dados do IBope Inteligência http://goo.gl/SRy0O. Num setor extremamente ágil e com novidades chegando o tempo todo para as consumidoras, saber no que investir e a utilidade de cada produto para os cabelos pode ser uma tarefa que exige, digamos, uma ajudinha profissional.

“Não são nem um pouco raros os casos de mulheres que pedem auxílio para saber a utilidade de cada item e os que são indispensáveis para os cabelos”, explica Ale Karam, especialista em tratamentos capilares e gestor do salão Thippos Ale Karam. Além disso, conta, na busca por cabelos impecáveis muitas se jogam nas novidades lançadas e criam uma verdadeira coleção de produtos que habitam bolsas e armários. “Muitas vezes, elas não percebem resultados, simplesmente porque não usam corretamente ou porque o produto não é indicado para o tipo de cabelo”, complementa.

Por isso, Ale Karam preparou um guia a partir das perguntas mais frequentes das clientes. São indicações de utilidades e modos de usar, para ajudar as mulheres a manterem as madeixas bonitas, saudáveis e sem desperdícios.

Quais são os produtos indispensáveis?

Os cabelos são diferentes e suas necessidades também… De um modo geral, shampoo, condicionador, um leave-in e protetor térmico (para quem usa secador, chapinha ou modelador)  devem fazer parte da rotina da maioria das mulheres.

O shampoo tem a função de higienizar o couro cabeludo e os fios. Ele deve ser aplicado duas vezes a cada lavagem. No segundo lavado, o produto fará muito mais espuma, indicando que de fato o couro cabeludo ficou limpo. Eles podem ser combinados conforme as características dos fios. Por exemplo: para cabelos coloridos e para cabelos finos.

O condicionador, como o próprio nome diz, tem a função de condicionar os fios, deixando-os mais macios, fáceis de pentear e com um toque mais cosmético. Deve ser utilizado apenas na área do meio para as pontas dos fios e removido completamente.

O leave-in, ou condicionador sem enxágue, tem a função de dar ainda mais maciez e tratar o cabelo, uma vez que permanece nos fios, e muitos já contém proteção térmica. A apresentação desse produto normalmente indicará o “peso” deste tratamento nos fios. Por exemplo: textura em loção poderá indicar leave-in com peso médio, apresentação em solução aquosa ou gel, um produto mais leve.

Para que tipo de cabelo é indicado o leave-in e como usar?

Normalmente indicado para quem tem cabelos mais secos e fios que precisam de um tratamento extra, além do condicionador. Deve ser aplicado após o banho, com os cabelos úmidos com a toalha. Recomendo sempre espalhar bem nas mãos antes de aplicar, para evitar focos de concentração de produto.

O que é o creme para pentear e para quem é indicado?

O creme para pentear é um tipo de leave-in, normalmente utilizado por quem tem fios mais indisciplinados e grossos, uma vez que normalmente é mais pesado. Também deve ser aplicado após a higienização dos fios, sem enxágue. A dica é evitar o excesso de produto.

Qual a utilidade de óleos tipo argan, de rosas, oliva etc? Para quem é recomendado, quando e como usar?

Os óleos são utilizados na formulação de diversos produtos (shampoo / condicionador / máscaras) ou em produtos específicos que têm a principal função de dar mais disciplina e brilho aos fios. Em geral, os óleos puros podem ser aplicados em qualquer tipo de cabelo, em pequenas quantidades, do meio para as pontas. Os cabelos devem estar secos e limpos. Atenção: se usados em excesso, podem dar um aspecto de “cabelo olesoso”.

É possível dispensar o condicionador se depois será usada uma máscara de tratamento, óleo, creme para pentear ou leave-in?

Quando utilizar máscara, é desnecessário o uso de condicionador. Na combinação com outros produtos, como óleo ou creme para pentear, vai depender da necessidade do tipo de cabelo. O ideal é sempre consultar um especialista. Em geral, recomenda-se usar sempre o condicionador e, dependendo, o complemento.

E as máscaras de tratamento?  

As máscaras de tratamento utilizadas em casa servem para complementar os tratamentos de reconstrução feitos no salão, que normalmente são bem mais intensos e partem de uma avaliação profissional, que indica as necessidades dos fios. No caso de tratamentos, o mais indicado é sempre conversar com o cabeleireiro.

O protetor térmico é mesmo indispensável?

Sim. Este é um produto que toda mulher deve ter e deve ser usado sempre que forem usados aparelhos de calor (secador/chapinha/modelador). Não usá-lo é o mesmo que ir à praia sem protetor solar. Ele pode ser dispensado apenas se for usado algum outro produto (como o leave-in) que já venha com protetor térmico.

Para quem tem frizz e volume excessivo, quais são os produtos indicados?

Na maioria dos casos de cabelos indisciplinados, com frizz (arrepiados) e muito volume, observo que o que falta é um bom tratamento feito em salão e por um profissional especialista, e é claro, bons produtos para manutenção em casa. Os produtos profissionais de boas marcas, sempre têm um nivel de tratamento e tecnologia muito superior aos de varejo.

E os silicones e reparadores de pontas, que prometem dar fim às pontas duplas? Ele são eficazes?

O silicone, ou reparador de pontas, não é um tratamento. É uma “maquiagem” para os fios. O ideal é utilizar fluidos de tratamento (que até poderão conter derivados de silicone) que possuam nutrientes.
Para os cabelos cacheados, existem produtos específicos. Para que serve o ativador de cachos?

Este produto vai ajudar na definição de cachos para cabelos ondulados e no controle e disciplina para cabelos crespos, muitas vezes não deixando que o cabelo fique “armado”.

O ativador de cachos pode ser um leave-in, quando o foco for a nutrição dos fios ou um produto de styling, quando o foco for manter a forma dos fios.

Vale lembrar que cabelos cacheados e crespos, pela própria forma espiralada, têm uma tendência natural em ser mais ressecado, precisando ainda mais de tratamento.

Qual o tempo de ação dos produtos? Existe uma pausa indicada ou um tempo de uso contínuo para que sejam observados os efeitos?  

No caso das máscaras de tratamento, é necessário observar as instruções do fabricante do produto.

Pausa: varia de acordo com vários fatores, desde a tecnologia até a indicação. O melhor é sempre contar com uma indicação profissional  e seguir as orientações.

Resultado: produtos profissionais de marcas conceituadas apresentam muitas vezes resultado imediato e melhora acumulativa.

E os shampoos secos (ou talco) para disfarçar oleosidade da raiz ao longo do dia?

O shampoo seco não deixa de ser uma evolução da antiga técnica do talco. É válido para situações em que não é possível higienizar o couro cabeludo adequadamente, mas é preciso disfarçar a oleosidade. Ele não substitui o lavado convencional. Para quem lavou os cabelos pela manhã (fazendo duas aplicações de shampoos) e ao final do dia já apresenta aspecto oleoso, o ideal é consultar um especialista e possivelmente incluir na rotina diária um produto específico para couro cabeludo oleoso. Vale lembrar que, em alguns casos, é bastante indicado lavar o cabelo diariamente.

 

 

Posted in Releases, Thippos.