(26/06/2015)
Resgate do estilo das clássicas barbearias dos anos 40 e 50, além da cultura masculina foram as linhas de trabalho para a decoração retro-cool.
Um ambiente masculino em estilo retro-cool. Juntando elegância, criatividade e elementos que transitam entre o clássico e o retrô, o Studio Suellen Ribeiro Design assina o projeto de interiores da QOD barber Shop, barbearia criada pela QOD Cosmetic. O projeto foi também para lançar a linha masculina da marca.
A profissional explica que a principal intenção do projeto foi resgatar a cultura masculina das barbearias e isso, claro, se reflete e todos os elementos do espaço, tudo pensado meticulosamente.
“Antigamente, os homens se encontravam para fazer a barba e cortar cabelos. As clássicas barbearias das décadas de 40 e 50 eram o palco de conversas sobre sobre política, esportes e atualidades. Então, busquei criar um espaço vintage, que lembra as barbearias típicas de filmes da máfia, um ambiente exclusivo para os homens”, diz. As inspirações vieram do clássico estilo de mafiosos e gangsters. O Poderoso Chefão, filme clássico, imortalizado por Marlon Brando, foi uma das grandes referências do projeto”, Suellen.
Mas a tarefa de recriar essa atmosfera exigiu um verdadeiro trabalho de garimpo em antiquários, além de aproveitamento e restauro de móveis herdados pelos donos da QOD Barber Shop. A designer destaca que foram usadas no projeto cerâmicas que lembram as de antigamente, revestimento de tijolo à vista, numa mistura com a madeira e o metal na cor bronze. “Captonê e cores escuras para passar essa concepção de barbearia antiga, mas com toda esta releitura contemporânea”, diz.
para a área de espera, foi desenvolvido um lounge bar com bebidas e cafés especiais para a “turma do bigode”. Para colocar os produtos da marca em evidência, a opção foi por criar uma estante de exposição. No ambiente, além de mesa de xadrez para quem aguarda o horário de atendimento, uma moto DKW de 1938 chama a atenção dos clientes, sendo um dos elementos de destaque do projeto.
Para a iluminação, a opção foi trabalhar com luzes mais focadas, dando um ar cênico para o ambiente deixando a área de atendimento dos barbeiros muito bem iluminadas, como não poderia deixar de ser.
Ficha Técnica
Projeto de interiores: Designer Suellen Ribeiro
Responsável técnica: Arq. Ana Carolina Laimer
Crédito fotos: Jorge Scherer
Clique aqui para baixar em alta resolução
Sobre Suellen Ribeiro
Com um pouco mais de um ano de carreira na área de design, decor e interiores, a profissional divide o tempo para gerenciar a empresa de decoração que leva seu nome e realizar diversos cursos de aperfeiçoamento e marcando presença com seus trabalhos em eventos como a Casa Cor RS. Além de ser formada em Administração de Empresas, Suellen Ribeiro tem pós-graduação em Arquitetura de Interiores pela UniRitter, além de várias formações na área de design e decoração. Atualmente, a profissional também se dedica ao curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUCRS.
Em 2015, a designer aproveitou o “veraneio” para se dedicar aos estudos em pleno inverno europeu. No período, frequentou o curso de Interior Designer no Istituto Marangoni, de Milão, escola que é referência mundial na área. Além disso, esteve presente pelo segundo ano no iSalone de Milão, feira reconhecida internacionalmente por reunir os mais criativos profissionais da área – fonte de inspiração para os projetos que apresenta na Casa Cor.
Em 2014, o Studio Suellen Ribeiro Design assinou duas ambientações na Casa Cor RS: Mirante das Oliveiras e Champanharia Chandon. O Mirante das Oliveiras foi um deck inspirado nas casas da serra de campo e praia – um ambiente externo aconchegante para reunir amigos e estar em contato com a natureza. Já na Champanharia, a ideia foi a criação de um espaço funcional, inspirado nas tendências apresentadas no iSalone de Milão, tendo como referência principal o stand Kartel, com obras assinadas pelo designer Philippe Starck. Os projetos foram realizados em parceria com Eduardo Braga.
